Workshop – A Arte do Retrato – por Antonello Veneri

O retrato é a alma da fotografia documental, ‘’Quando faço um retrato, o olhar do fotografado, seja feliz ou triste, é sempre um presente que alguém está me dando. Sempre lembro disso.”

Através deste Workshop, o premiado fotógrafo Antonello Veneri revelará suas estratégias do olhar, seus mecanismos de abordagem, luz, composição e especialmente como lidar com quem fotografamos, processo de edição e de pós-produção das imagens.

Teremos também uma experiência fotográfica, focada no processo de construção de um retrato documental, em uma comunidade, acompanhado de um líder comunitário para documentar o dia a dia das pessoas que vivem naquela região.

O fotógrafo apresentará trabalhos produzidos no Brasil, como “A Fortaleza dos Seres invisíveis”, que lança um olhar sobre a população de rua em Fortaleza, assim como suas imagens premiadas pela National Geographic e o ensaio sobre Os Orixas Urbanos.

DURAÇÃO: 16h/a

TURMA: Única (mínimo 10 alunos, máximo 15 alunos)
Data: 27 à 29 de maio de 2016
Sexta: 19h às 22h
Sábado: 9h às 13h e 15h às 18h
Domingo: 9h às 12h e 13h às 16h

INVESTIMENTO:
2x R$ 225,00 (sem juros, somente na Travessa da Imagem).

CRONOGRAMA
Sexta – 27/5
19h às 22h – (sala de aula).
Encontro sobre a Arte do Retrato, analizando as fotografias icônicas da historia da fotografia e o trabalho de Antonello Veneri preparando a Expêriencia Fotografica de sábado.

Sábado – 28/5
9h às 13h – Experiência Fotográfica em uma comunidade a ser definida.
Acompanhado por Antonello e Israel Rodrigues, produtor cultural e fotógrafo. Oportunidade única para fotografar e mergulhar dentro da arte do retrato. Ver um trabalho prático de retrato de Antonello e os participantes poderão também desenvolver um ensaio fotográfico de retrato.

13h às 15h – pausa para o almoço

15h às 17h – (sala de aula).
A construção de um ensaio. No retorno à Travessa, Antonello explicará como construir um ensaio com as fotos que os participantes fizeram na comunidade, respondendo as perguntas: Quais fotos escolher, quantas fotos, que tipo de ensaio? o que é que quero contar?
Além disso Antonello falará sobre escolha ética e estética e sobre o processo de pós-produção da imagem.

Domingo – 29/5
9h às 12h – (sala de aula)
Edição e apresentação das fotos dos participantes. O processo de construção de uma sequência poderosa e de um conto fotográfico.

12h às 13h – pausa para almoço

13h às 16h – (sala de aula).
Além dos trabalhos feitos na comunidade, os participantes terão a oportunidade de apresentar trabalhos autorais que estão desenvolvendo e receber dicas preciosas para melhorar e aprimorar o olhar e a técnica fotográfica do retrato (lidar com as pessoas, contatos, luz, composição, cores e BP, pós-produção).

Pensou em Cursos de Fotografia em Fortaleza, pensou Travessa da Imagem


créditos das fotos: marlone melo, suelena moreira

Publicado em Eventos