Travessa Convida: Coleção Itaú Cultural de Fotografia Brasileira

Na sua primeira edição do “Travessa Convida” de 2014, a Travessa da Imagem levou seus alunos e amigos para a exposição “Coleção Itaú Cultural de Fotografia Brasileira”, no Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar.

A visita ocorreu na sexta-feira, dia 9 de maio, às 16h. Durante a visita, professores da Travessa da Imagem fizeram uma leitura das obras e conversaram com os alunos sobre elas.

A Travessa convida à todos a participarem desse momento de reflexão da fotografia. Venha você participar desse projeto também!

O que é o Travessa Convida?

Com o intuito de fomentar a cultura e levar ao público um conhecimento mais abrangente sobre arte visuais, a escola de fotografia Travessa da Imagem iniciou neste ano o projeto “Travessa Convida”. O projeto, idealizado pelo sócio-diretor Marcos Montenegro, consiste em levar alunos, ex- alunos e o público em geral a apreciar exposições, fotografias, imagens e artes visuais em galerias e museus de Fortaleza.

O diferencial do “Travessa Convida” ao levar as pessoas à exposições é que sempre há um profissional capacitado que possa discutir, comentar e esclarecer as obras expostas, seja ela de grafite, pintura ou fotografia. O projeto da Travessa da Imagem visa aumentar o consumo de arte da população fortalezense ao estimular o público a visitar exposições, museus e acervos.

Ao encontro disso, os artistas locais e nacionais ganham mais admiradores de suas obras, é o que acredita Marcos Montenegro. “A arte em si é consumida somente por 1% da população, nem todo mundo tem acesso, mesmo porque a informação não chega sempre a todos. O Travessa Convida não está somente divulgando trabalhos de artistas, mas também, proporcionando uma imersão no mundo da arte, queremos que as pessoas saiam das exposições querendo ver mais, conhecer mais, consumir arte e fotografia”, afirma.

Além de proporcionar um entendimento mais amplo sobre as obras, os participantes do projeto também resgatam uma prática que está sendo perdida atualmente: a apreciação da arte em papel. ” Queremos que as pessoas saiam do consumo de arte pela internet, da frente do computador, e apreciem a obra impressa. A gente sempre prega em sala de aula o consumo da imagem no papel, da obra em si, não somente pela internet, mas por livros e exposições também”, comenta o sócio-diretor.

O surgimento da ideia de realizar o “Travessa Convida” foi dedivo a inexistência de projetos como esse no Ceará. Uma prática bastante comum nas escolas de arte do Brasil e de outros países
Com duas edições do projeto já realizadas e mais três a serem cumpridas em 2013, o “Travessa Convida” projeta para o próximo ano um cronograma com edições mensais de exposições que chegam a Fortaleza. “A receptividade tem sido maravilhosa. Toda essa experiência é muito nova e enriquecedora para as pessoas. Queremos fazer parte do calendário de atividades culturais de Fortaleza”, projeta Marcos.

Publicado em Eventos Marcado com: , , , ,