Markos Montenegro

Markos Montenegro, 33 anos, é formado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Sua relação com a fotografia foi um “amor à primeira vista”, por isso começou a fotografar logo quando entrou para a faculdade e passou a fazer fotos de esportes aquáticos. Por mais de cinco anos trabalhou para publicações especializadas em Surf, BodyBoard, Kitesurfing e Windsurfing. Aliado ao trabalho fotográfico, Markos põe em prática tudo o que aprendeu na universidade de Publicidade e Propaganda e por anos atua como Design Gráfico em diferentes localidades do país.

Em 2002, teve a oportunidade de ensinar, pela primeira vez, a arte da fotografia a um grupo de pessoas carentes em um projeto conjunto com a Universidade de Fortaleza, UNIFOR. Instigado pelo mundo da docência Markos decide, no ano de 2005, ir a Barcelona, Espanha, e especializar-se em Fotografia.

Foi então que começou a investigar e a desenvolver projetos fotográficos mais densos e profundos teoricamente. Lá, cursou pós-graduação em Fotografia e designer na Escola Superior de Disseny i Enginyeria de Barcelona. Após esse período em Barcelona, Markos segue investigando acerca da fotografia na Universidade Politécnica de Valencia, onde cursou um Mestrado em Fotografia, Arte e Técnica, obtendo o título de Mestre, além dos títulos de Especialista Universitário em Fotografia Profissional e Especialista Universitário em Fotografia, Arte e Técnica.

Quando retornou ao Brasil, começou a trabalhar com audiovisual e tem seu trabalho reconhecido logo nos primeiros projetos desenvolvidos. Depois de um período de cinco anos na Europa, Markos resolve abrir um espaço, inspirado nas influências do velho mundo, onde a imagem e a arte contemporânea é a mola motora. Nasce a Travessa da Imagem. Hoje, dedica todo seu tempo a fotografia e ao audiovisual.

Pensou em Cursos de Fotografia em Fortaleza, pensou Travessa da Imagem