3º Concurso de Fotografia da Travessa

3º Concurso Fotográfico da Travessa da Imagem
“Em busca do verde perdido”

A Travessa da Imagem tem o grande prazer de promover o 3º Concurso Fotográfico com o tema “Em busca do verde perdido”. O Concurso pretende reconhecer e premiar artistas, pesquisadores, desenvolvedores, ativistas, ou participantes de grupos ou coletivos que estão iniciando na área da Fotografia em Fortaleza.

O participante terá que encontrar paisagens na cidade de Fortaleza onde a natureza disputa espaço com o urbano. A disputa pelo espaço em cidades estão cada vez mais acirradas, então, a ideia é descobrir lugares naturais que ainda existem em meio ao caos dos grandes centros urbanos.

O participante deverá mandar a foto para concursocultural@travessadaimagem.com.br com os seguintes dados: nome completo, CPF, Facebook, telefone, email, endereço. O arquivo deverá estar no formato jpg.

O vencedor ganhará uma bolsa completa para fazer o curso de Iniciação e Criatividade em Fotografia, que se iniciará no mês de fevereiro, nas turmas de terça e quinta (19 às 22h) OU segunda e quarta (14h às 17h), na Escola da Travessa da Imagem, a única escola especializada em Fotografia do Ceará.

*Os cursos da premiação são válidos para o primeiro semestre 2014 (de janeiro a junho); Premiação dos cursos é transferível (você pode presentear alguém) e não tem valor monetário.

Neste concurso considera-se que:
O conceito de fotografia é entendido como a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível; seja através da produção de imagens técnicas com dispositivo industrial (câmeras fotográficas manuais, eletrônicas ou digitais) ou artesanal (câmera pinhole, por exemplo), ou através de experimentos fotográficos sem câmera, como, por exemplo, a fototipia e outros de natureza semelhante. Este conceito está ainda relacionado com as novas experimentações desenvolvidas pela fotografia contemporânea, que – em permanente diálogo com os movimentos anteriores – recebe influências das novas tecnologias (vídeo, instalações etc.) que proporcionam interações com outras áreas artísticas.

Dos objetivos:

O presente concurso pretende desta forma, valorizar a diversidade cultural e favorecer as condições de produção, continuidade e fortalecimento das diversas expressões da Fotografia em Fortaleza, oferecendo espaço cultural para exposições fotográficas e bolsas de estudo nos cursos de fotografia da escola Travessa da Imagem, a primeira e única escola especializada em fotografia de Fortaleza.

Da participação / Apresentação dos ensaios:

A participação nesse concurso é totalmente digital e para isso você precisa seguir as seguintes regras:

– Curtir nossa Fanpage no FACEBOOK
– Criar um álbum no seu perfil do Facebook com o título EM BUSCA DO VERDE – TÍTULO DO ENSAIO (o título do ensaio é obrigatório, implicando na inabilitação do proponente caso não o tenha)
– Descrever a técnica utilizada (equipamento).
– Após a criação do álbum, nos formatos descritos acima, o participante deverá mandar por email para concursocultural@travessadaimagem.com.br com seus dados pessoais (nome completo, CPF, Facebook, telefone, email, endereço. O arquivo deverá estar no formato jpg.) o link do álbum no facebook mais a foto anexada no email.

Da Seleção / Premiação:
Será premiada apenas uma fotografia que estiver de acordo com o tema, escolhida pela comissão da Travessa da Imagem. O vencedor ganhará uma bolsa de estudo no curso de Iniciação e Criatividade em Fotografia que terá seu início em 17.02.2014, aqui na escola da Travessa da Imagem.

Dos prazos:
A data limite para o envio da fotografia será até o dia 12 de fevereiro de 2014, até a 0h.
A reunião do jure para a avaliação dos ensaios será dia 13 de fevereiro de 2014.
A Divulgação dos finalistas e do grande vencedor se dará dia 14 fevereiro de 2014.
O curso de Iniciação e Criatividade em Fotografia se iniciará dia 17 de fevereiro de 2014.

Critérios norteadores para a seleção conceitual e técnica:
Para efeito de análise das propostas pela Comissão de Seleção deste concurso serão considerados os seguintes critérios norteadores, de acordo com a pontuação correspondente:
a) qualidade artística e originalidade ou inovação da proposta;
b) expressividade visual.
c) técnica utilizada.

Pensou em Cursos de Fotografia em Fortaleza, pensou Travessa da Imagem

Publicado em Eventos